Desejo

E aí teve muita discussão sobre se a mulher tem escolha, se ser dona de casa é uma escolha, se a dependência financeira não tira a escolha da mulher. (já sei, tem escolha demais)

Eu queria dizer que esse post é sobre desejo. Eu nunca cogitei ficar sem trabalhar e quando fiquei desempregada a angústia me deixou doente.

Porque o que eu estava pensando era mais no desejo, na liberdade de desejar diferente, de não desejar ter uma carreira, ser uma pessoa poderosa ou importante. De, em alguns momentos da nossa vida, desejar ser só mãe. Como isso é visto preconceituosamente pelos nossos pares, aquelas pessoas com quem você conversa, discute, sai.
Eu trabalhava “porque precisava”, porque o meu desejo não era o de estar ali. Mas veja, se eu dissesse “estou nesse emprego porque preciso, mas na verdade eu quero ser CEO da Microsoft” ninguém teria me olhado como se eu fosse um ET. Até se eu dissesse que queria mesmo era morar em Arraial D’ajuda e criar galinha, o povo teria dito “nossa, que coragem” e ponto. Mas desejo de ficar em casa com os filhos, ah, isso é para fracos.
 Eu não falo de ser dona de casa, nem de não trabalhar ou ser sustentada por marido (argh) embora reconheça que há casais que conseguem lidar bem com um deles não estar numa atividade economicamente rentável.
E eu, na verdade, consegui encontrar um meio. Eu queria ter encontrado isso quando o Rafa tinha um ano. Mas tem uma curva de aprendizado necessária aí também. Talvez.
Eu acho que é muito importante lutar por um modelo de trabalho menos estressante, com mais home office, com uma jornada menor, com licença-filhos para os envolvidos, eu ia dizer o casal, mas lembrei dos pluri afetivos.
Eu queria ajudar a discutir e legitimar a necessidade de estar mais com os filhos, de estar presente, pai, mãe, genitores, ou sei lá como vamos chamar daqui em diante.
Anúncios

2 Comentários»

  Liliane wrote @

ôoo Mani por que tu não foi dizer estas belezas lá na lista, esses dias? Quer dizer né foi melhor para mim ler aqui… Sem os ruídos, interferências, e opiniões a favor e contra. Para mim foi lindo ler voce aqui, e me senti super representada.

  mani wrote @

Ô, querida, obrigada;)

Na verdade esse post foi um tópico lá da lista, cata lá que tu acha.

Beijo


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: