pessoas que gostam de animais

eu não sou uma pessoa-gato. na verdade eu detesto gatos. Não ideologicamente, não tenho vontade de sair exterminando os gatos do mundo, mas eles me incomodam. Outro dia li em algum lugar que para gostar de gatos você precisa ter um. Desculpe. NÂO. Eu tenho alergia a gatos, mas suspeito  que isso seja mais psicológico que físico. Eu tenho muitas amigas que amam gatos e já fui até capaz de permanecer dias em casas que tinham habitantes felinos sem que eles me incomodassem.

Ontem estava pensando que parte dessa minha implicância vem do fato de eu ser uma pessoa-pássaros-em-liberdade. Na verdade esse post começou porque eu via um filme sobre uma pessoa que tinha uma enorme jibóia de estimação. Americanos são meio fascinados por jibóias, que eles chamam de anacondas, né? E lagartos. Bem, eu também adoro lagartos, que aqui chama calango, mas nunca pensei em botar nenhum na jaula, eles moram no jardim. Então, eu sou capaz de entender vários bichos de estimação, mas pra mim o essencial pra ser caracterizado assim é a capacidade do bicho de ser convencido a permanecer no local , na sua casa, por vontade própria, sem que precise ser algemado pra isso. Pássaros não se incluem. Minha filha diria que é porque pássaros são burros, não tẽm cérebro. Minha filha incomoda-se muitíssimo com pássaros  que entram aqui em casa e depois não conseguem sair, ficam dando cabeçadas nas paredes e janelas e matando a  gente de susto e de pena. Eu diria que o cérebro deles, minúsculo, está totalmente ocupado com três ideias: voar, comer, ter filhos. Não cabe mais nada.Bem, então como eu gosto de pássaros voando, não gosto de gatos-que -espreitam-pássaros. Embora jé tenha tido cachorros que espreitavam pássaros também. Mas sei lá, espreitavam menos, só quando estavam entediados.Eu tive um cachorro que se divertia provocando ataque cardíaco nas galinhas. Mas ele se divertia tanto que conseguia fazer com que eu não tivesse pena nenhuma das pobres galináceas. Outro caçava sapo. E me dava um trabalhão depois pra lavar o focinho e escovar os dentes do veneno do sapo. Sem falar que eu gostava de sapos.

Mas então, eu gosto de cachorros.Mas não sou partidária de cachorros dividindo o espaço doméstico. Cachorros precisam de grama e de terra, de fazer cocô onde desejam e não de ter que andar pra cagar. E gato tem isso, né? É bicho de casa. Bem,eu não tenho animais domésticos, só passarinhos na árvore e calangos no jardim. Aliás, tenho lagartixas dentro de casa, mas essas eu mal vejo a sombra passar quando acendo a luz da cozinha.Minha filha diz que tem uma que acha que se ela ficar totalmente imóvel vai ficar invisível, então precisa apagar a luz de novo pra ela sair do meio do caminho (já viu que minha filha tem medo de lagartixas,  né?)

No comments yet»

Deixe um comentário

